segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Como acender e apagar um candeeiro a petróleo



A primeira coisa a fazer quando se pretende acender um candeeiro a petróleo é retirar a chaminé, em alguns casos quando há a presença de um globo ou abat-jour removê-los antes e coloca-los em segurança.



A demonstração foi realizada num queimador Kosmos 14” da Gaudard.



A torcida deve de estar relativamente baixa, acender-se e deixar estar no mínimo (se for preciso deve-se baixar um pouco mais a torcida) para então se colocar a chaminé, seguida do globo ou abat-jour.



Gradualmente aumenta-se a chama, rodando o regulador de forma a ter a emissão de luz desejada.



A chama é assim controlada pelo regulador, que sobe ou desce a torcida embebida no petróleo, mas tendo sempre o cuidado para não fumegar.




Para se apagar o melhor sistema, neste tipo de queimadores, é baixar a torcida, encostar a palma da mão à chaminé (não aproximar demasiado ou tocar de forma a não provocar queimaduras na pele) e assoprar para extinguir a chama. Nunca remova a chaminé para apagar a chama, a alta temperatura em que se encontra o vidro pode ser prejudicial. Outra advertência é a de não usar ganchos metálicos, ou qualquer outro artifício, para remover uma chaminé quando está quente, o vidro pode estalar devido ao choque térmico.



No mundo dos queimadores há modelos em que tal tarefa é supérflua, visto existirem alavancas elevatórias para subir e descer o apoio de chaminés e dos quebra-luzes.



Queimador Duplex burner pela firma inglesa Evered & C.º com a galeria levantada para se acender. Este queimador, em banho de prata, é composto por torcida dupla (lado direito, dois reguladores paralelos), alavanca elevatória (em forma de chave) e alavanca para apagar (lado esquerdo). A emissão de luz é excelente, o que o faz um dos mais sofisticados queimadores, aperfeiçoado pelos ingleses, no entanto há queimadores alemães e americanos com os mesmos mecanismos.



Queimador Duplex burner fabricado pela firma americana Edward Miller & C.º de Meriden, estado de Connecticut (patenteado a 20 de Março de 1888) aceso. A alavanca do lado esquerdo aciona o sistema para apagar as torcidas.



A alavanca ao rebaixar apaga as chamas das torcidas, evitando assim o sopro.



O sistema complexo é no entanto simples e eficaz, visto sem a galeria que se pode remover para limpeza e manutenção.




O mesmo sistema com os apagadores em cima das torcidas. Esta forma é segura e eficiente, o que demonstra o sucesso destes queimadores.

4 comentários:

  1. Mais uma maravilhosa lição vocês são o máximo.

    ResponderEliminar
  2. Estes passos são importantes, pois as chaminés por vezes reagem mal às diferenças térmicas.

    ResponderEliminar