sábado, 15 de fevereiro de 2014

Globos e abat-jours em vidro



Na anterior publicação falou-se nos diferentes suportes para quebra-luz. No mercado nacional e internacional há grande variedade de diâmetros, formatos e decorações em globos e abat-jours em vidro.



Na imagem está um gracioso abat-jour (assente num queimador Kosmos 14") de vidro parcialmente fosco, em gomos, e decorado com pássaros e flores. O diâmetro inferior é de 8,5cm e tem cerca de 22 cm de altura. O efeito quando está aceso é deslumbrante, mas infelizmente este tipo de abat-jour já não se fabrica.





A maioria dos globos para os queimadores Kosmos 14” são deste tipo, vidro parcialmente fosco e elegantemente decorado. As medidas deste globo são as mesmas que o anterior. No mercado nacional surgem alguns de gosto bastante duvidoso, mas há raras exceções como este exemplar. Mas é sobretudo no estrangeiro onde se encontram melhores decorações.
Estes globos geralmente têm este aspeto, mas há exemplares totalmente opalinos (alguns pintados com motivos estilizados e florais) e totalmente foscos por dentro ou por fora (há globos magníficos foscos por dentro com decorações a ouro por fora, realçadas a preto).



Os dois quebra-luzes referidos dispostos lado a lado.



Este globo é um raro sobrevivente para candeeiros a gás, tem 6,7 cm de diâmetro inferior e cerca de 20 cm de altura, e está marcado Bico Auer Registrado. O globo foi adquirido através de um site de vendas online e originalmente fazia parte de um candeeiro opaline que se partiu. Os motivos florais moldados e a lapidação das quatro estrelas, inseridas em medalhões ovais, são de uma elegância extrema.



A maioria dos globos para queimadores Kosmos tem 7cm ou 8,5cm, mas há globos com 10cm de abertura inferior para outro tipo de queimadores, nomeadamente: Duplex burner; Agni Brenner 20”; Matador Brenner 20”; entre muitos outros, sendo estes dois últimos combinados com um suporte ou aranha para globos.
Na imagem está um elegante globo com 10cm de abertura e cerca de 18cm em altura, apropriado para Duplex Burner. O queimador é extremamente elegante e sofisticado, fabricado pela Evered & C.º (com sede em Birmingham e loja na cidade de Londres) em banho de prata.



Nos Kosmos 6” pode-se usar um suporte ou aranha com 7 cm de diâmetro exterior para globos. No entanto podemos ser guiados pela imaginação e adicionar, por exemplo, esta peça em vidro antiga utilizada em candeeiros a gás. Nestes queimadores podem-se também usar tulipas, bobèches ou simplesmente nada.





A mesma peça em vidro vista de cima.



Além destas peças em vidro há os abat-jours, elegantemente sedutores e eternamente clássicos. Neste caso é em vidro opaline com 23cm de diâmetro inferior. Estes abat-jours têm a capacidade de concentrar a luz para baixo, enquanto os globos a espalham no ambiente. A altura do anel superior em latão coincide quase com a chama, evitando o encandeamento e proporcionando uma luz controlada.

Sem comentários:

Enviar um comentário