sábado, 15 de fevereiro de 2014

Globos e abat-jours em vidro



Na anterior publicação falou-se nos diferentes suportes para quebra-luz. No mercado nacional e internacional há grande variedade de diâmetros, formatos e decorações em globos e abat-jours em vidro.



Na imagem está um gracioso abat-jour (assente num queimador Kosmos 14") de vidro parcialmente fosco, em gomos, e decorado com pássaros e flores. O diâmetro inferior é de 8,5cm e tem cerca de 22 cm de altura. O efeito quando está aceso é deslumbrante, mas infelizmente este tipo de abat-jour já não se fabrica.





A maioria dos globos para os queimadores Kosmos 14” são deste tipo, vidro parcialmente fosco e elegantemente decorado. As medidas deste globo são as mesmas que o anterior. No mercado nacional surgem alguns de gosto bastante duvidoso, mas há raras exceções como este exemplar. Mas é sobretudo no estrangeiro onde se encontram melhores decorações.
Estes globos geralmente têm este aspeto, mas há exemplares totalmente opalinos (alguns pintados com motivos estilizados e florais) e totalmente foscos por dentro ou por fora (há globos magníficos foscos por dentro com decorações a ouro por fora, realçadas a preto).



Os dois quebra-luzes referidos dispostos lado a lado.



Este globo é um raro sobrevivente para candeeiros a gás, tem 6,7 cm de diâmetro inferior e cerca de 20 cm de altura, e está marcado Bico Auer Registrado. O globo foi adquirido através de um site de vendas online e originalmente fazia parte de um candeeiro opaline que se partiu. Os motivos florais moldados e a lapidação das quatro estrelas, inseridas em medalhões ovais, são de uma elegância extrema.



A maioria dos globos para queimadores Kosmos tem 7cm ou 8,5cm, mas há globos com 10cm de abertura inferior para outro tipo de queimadores, nomeadamente: Duplex burner; Agni Brenner 20”; Matador Brenner 20”; entre muitos outros, sendo estes dois últimos combinados com um suporte ou aranha para globos.
Na imagem está um elegante globo com 10cm de abertura e cerca de 18cm em altura, apropriado para Duplex Burner. O queimador é extremamente elegante e sofisticado, fabricado pela Evered & C.º (com sede em Birmingham e loja na cidade de Londres) em banho de prata.



Nos Kosmos 6” pode-se usar um suporte ou aranha com 7 cm de diâmetro exterior para globos. No entanto podemos ser guiados pela imaginação e adicionar, por exemplo, esta peça em vidro antiga utilizada em candeeiros a gás. Nestes queimadores podem-se também usar tulipas, bobèches ou simplesmente nada.





A mesma peça em vidro vista de cima.



Além destas peças em vidro há os abat-jours, elegantemente sedutores e eternamente clássicos. Neste caso é em vidro opaline com 23cm de diâmetro inferior. Estes abat-jours têm a capacidade de concentrar a luz para baixo, enquanto os globos a espalham no ambiente. A altura do anel superior em latão coincide quase com a chama, evitando o encandeamento e proporcionando uma luz controlada.

3 comentários:

  1. Bom dia.
    Onde poderei encontrar este tipo de chaminés para candeeiros.
    José Marques

    ResponderEliminar
  2. Bom dia

    No depósito da Marinha Grande, em Lisboa, há chaminés, mas não têm todos os modelos. Têm de se mandar vir de fora.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Onde poderei encontrar globos com encaixe de 10cm? Obrigada

    ResponderEliminar