domingo, 16 de fevereiro de 2014

Manutenção de um candeeiro a petróleo



Na aquisição de um candeeiro a petróleo, uma das coisas a ter em conta é a qualidade do petróleo com que se enche o reservatório. No mercado nacional durante várias décadas comercializou-se um petróleo com corante, de tom rosa violáceo bastante sedutor, mas a sua adição provoca maior sujidade na chaminé, cheiro intenso e fumo. Além deste petróleo com corante, há no mercado internacional outras cores disponíveis, deve sempre optar-se pelo petróleo no seu estado incolor que provoca menos sujidade e odor.
O petróleo incolor adquire-se em garrafas de 1L ou de 5L, mas ao passa-lo para os reservatórios pinga bastante, sujando o candeeiro e a superfície onde está. O formato do gargalo dos garrafões não é o adequado.



Nesta imagem temos um garrafão de 5L para petróleo (lado esquerdo) que se esvaziou para dentro de um garrafão de 6L de água (lado direito), através de um funil. Na falta de recipiente próprio para encher os reservatórios eu utilizo esta técnica, pois assim perde-se menos quantidade de petróleo. O petróleo no garrafão de água conserva-se durante bastante tempo, não se desperdiça tanto petróleo e pode-se encher várias vezes os reservatórios, sempre com a ajuda de um funil.



A torcida deve ser regularmente aparada e há um truque para aumentar um pouco a chama nas torcidas planas (não nas dos queimadores Kosmos ou outros que são arredondadas), que é cortar as pontas na diagonal. Os queimadores são na sua grande maioria de latão, por isso devem ser polidos ocasionalmente com um produto específico que facilmente se obtém no mercado.



O reservatório deve estar limpo de impurezas, como nestes dois exemplares de vidro moldado, e a torcida deve sempre tocar no fundo, para permitir uma subida eficaz do combustível. Para evitar o rápido desgaste da torcida convém regularmente ir atestando o reservatório.






A limpeza das chaminés deve ser periódica, neste caso podem lavar-se usando uma escova para garrafas. A chaminé depois de lavada deve de secar bem ao ar e só depois ser colocada no candeeiro. A lavagem com água e detergente é mais eficaz. Havia o hábito de limpar as chaminés com folhas de jornais velhos para tirar a fuligem.

4 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo Blog as Fotos são mto sugestivas
    Conto ver mais posts
    Força

    ResponderEliminar
  2. o vosso blog é o meu dicionário, tenho aprendido muito *a custa da vossa sabedoria, muito obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Ola eu quer comprar uma lampada , qual e o seu contacto

    ResponderEliminar