sexta-feira, 18 de abril de 2014

Candeeiro a petróleo alemão, século XIX para o XX, continuação



Na anterior publicação mencionei que o queimador original do candeeiro alemão, um Hugo Schneider Kosmos 14”, tinha sido estupidamente electrificado, mas acontece que hoje consegui repor o seu estado original.
Como tenho a mania de guardar tudo, lembrei-me de ir procurar um queimador do mesmo fabricante e tipo em péssimo estado. O queimador veio com um candeeiro, também alemão, com a galeria dessoldada e danificada. A grelha exterior encontrava-se perra, mas com o lubrificante adequado consegui desenrosca-la e assim trocar as peças.
Deste modo fiquei com um Hugo Schneider operacional e com peças sobresselentes.
Estou contentíssimo por ter resolvido este problema, visto os queimadores desta marca serem raros no seu estado original. Por isso nunca deite fora o que amanhã lhe fará falta.



Queimadores da Hugo Schneider Kosmos 14”. A marca é visível nos respectivos reguladores. O exemplar do lado direito está elecrificado, enquanto o do lado esquerdo está ainda original e em bom estado.



As grelhas com galerias desenroscadas dos queimadores. A separação destas peças permite uma limpeza mais eficaz, mas há situações em que estão soldadas de origem à base.



Troca das grelhas com galerias dos queimadores. O queimador foi entretanto polido e as duas peças, do lado direito, foram guardadas para alguma emergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário