quarta-feira, 9 de abril de 2014

Candeeiro a petróleo em vidro moldado, 2 tamanhos



As anteriores publicações focaram-se essencialmente nos duplex burner, mas o seu aperfeiçoamento partiu de um queimador simples, eficaz e pioneiro na iluminação a petróleo.
O surgimento deste queimador foi por volta de 1850`s e, na língua inglesa, denominam-se por Queen Anne burner. A simplicidade de manuseamento e manutenção tornaram-no intemporal. Ainda hoje é fabricado em larga escala embora a emissão de luz seja fraca em comparação com os queimadores anteriormente descritos.
Este “tipo” de queimadores surge essencialmente em bases de candeeiro de vidro moldado, com variados motivos estilizados ou lisos, ou em lanternas metálicas com pega. Este queimador era usado em qualquer espaço que necessitasse de iluminação. Eram colocados em cima das mesas nas salas, nas cozinhas, etc e os que tinham pega serviam para deslocações no interior das habitações. Por vezes usavam espelhos reflectores para potenciar a  luz.
Em Portugal este é o queimador mais comum e ainda o mais utilizado. Com facilidade se arranjam torcidas, chaminés e bases em variadas cores e motivos.
Os tamanhos disponíveis são dois, que são:

- queimador pequeno adequado para torcida com 1,5cm de largura, chaminé com 6,3 a 6,5cm de diâmetro para encaixe;

- queimador grande com torcida de 2,5cm, chaminé com cerca de 7cm de diâmetro inferior.

As chaminés para os queimadores pequenos podem ser simples ou com folhos no topo. No mercado nacional surgiram há pouco tempo chaminés coloridas, para decoração, embora não sejam eficazes na iluminação a petróleo.



Nesta imagem temos dois candeeiros de fabrico português.
O candeeiro do lado esquerdo, provavelmente produzido entre 1940 a 1960, é parcialmente fosco com motivos geométricos. O queimado está marcado Produtos Cormache.
No lado direito temos outro queimador da mesma marca, desta vez num candeeiro com motivos estilizados, geométricos e florais.
O primeiro candeeiro foi adquirido numa feira de rua, enquanto o segundo foi oferecido por uma pessoa amiga, que o comprou na década de sessenta do século passado.



Nas duas imagens temos dois candeeiros de fabrico português, sendo o queimador do lado esquerdo marcado Produtos Cormache e o do lado esquerdo com uma estrela de 6 pontas no regulador de fabrico recente e desconhecido.
Os motivos são florais (lado esquerdo), animais (lado direito) e ambos com motivos estilizados.
O candeeiro do lado esquerdo foi localizado numa feira de rua, num estado deplorável e bastante sujo. O exemplar do lado direito estava encafuado num frigorífico inoperacional, usado para arrecadação de ferramentas e latas de tinta.



No decorrer desta publicação focou-se a marca Produtos Cormache, que pertencia a uma fábrica portuguesa que produzia este tipo de queimadores, assim como outros utensílios domésticos em lata. Na internet não se conseguiram descobrir mais dados, ano de fundação, localização das instalações fabris, ou outra informação mais consistente.
 




1 comentário:

  1. Que lindos os candeeiros, como eu gostaria de comprar uns 2 tem para venda? os preços ? Agradeço desde já
    Bem haja

    ResponderEliminar