quinta-feira, 3 de abril de 2014

Duplex burner Joseph Hinks and Son



Na continuação do anterior post mencionou-se a firma Joseph Hinks and Son, de Birmingham, a primeira a desenvolver e patentear o famoso duplex burner. O seu aperfeiçoamento derivou dos primeiros queimadores a petróleo, de torcida plana e larga, ainda hoje utilizados.
A firma britânica Joseph Hinks & Son, mencionada na publicação datada de 3 de Março do corrente ano, produziu diversos tipos de queimador duplex, que são entre outros:

- torcida dupla sem alavanca elevatória e apagadores;
- torcida dupla com alavanca dos apagadores e sem alavanca elevatória;
- torcida dupla com alavanca elevatória e apagadores;
- central draft (corrente de ar central) com espalhador específico.

Estes são os queimadores de maior sucesso da firma, conforme o catálogo datado 1901 a 1902. A companhia, consoante a sofisticação e material de fabrico, dispunha de uma variada gama de preços e soluções para inúmeros candeeiros.
Os candeeiros produzidos pela Hinks eram destinados para ser usados em mesas; de leitura (pé alto), bilhar, parede e tecto. Na gama dos candeeiros de pé alto havia conjuntos com dois reservatórios, ou mais, o que possibilitava uma boa iluminação.
Além da gama de candeeiros havia, igualmente, uma de globos e abat-jours (essencialmente de seda). A firma produzia também tesouras específicas para aparar, tabuleiros, caixas e escovas para a manutenção e limpeza dos candeeiros.
O queimador apresentado nesta publicação é dos mais simples que a firma produziu, mas infelizmente encontra-se incompleto. A peça que falta é uma grelha no seu interior, destinada a suster as impurezas das torcidas e outra sujidade.
A grelha exterior foi danificada num determinado ponto, talvez devido a um processo de eletrificação que não se concretizou.
O material é latão, reguladores em cerâmica e rodela de cortiça na base.



Aspecto geral do queimador.



A rodela de cortiça e as patilhas do fecho de baioneta.



O topo da galeria tem a seguinte inscrição: Hinks and Son`s Patent. A galeria tem diâmetro de 10cm, para o respectivo globo.



O estado em que se encontrava era deplorável. Os reguladores estavam tortos, mas com paciência e dedicação conseguiu-se pô-lo a funcionar.



As torcidas para os queimadores duplex encontram-se facilmente no mercado português, visto também serem utilizadas nos candeeiros grandes de vidro moldado. Devem ser de algodão de boa qualidade, maleável e sem sujidade.



1 comentário:

  1. É bom ter um blog como este à nossa disposição e aprender com quem sabe.

    Obrigado

    António Lima

    ResponderEliminar