quarta-feira, 9 de julho de 2014

Candeeiro Arte Nova alemão (Jugendstil) com Matador Brenner 20´´´da Ehrich & Graetz com chave elevatória



Na semana passada conseguimos licitar um candeeiro a petróleo, com um magnífico e intacto Matador Brenner 20´´´da Ehrich & Graetz de Berlim. Foi uma oportunidade única, visto este queimador aparecer regularmente no mercado, incompleto ou electrificado. Este exemplar tem o espalhador original, assim como uma chave elevatória para o acender, sem a necessidade de remover chaminé.



O candeeiro no dia em que foi adquirido.




O candeeiro no dia a seguir, limpo e polido.



O restauro deste exemplar, se assim se pode chamar, passou pela limpeza e polimento do latão. O queimador, com todos os seus mecanismos, está felizmente intacto e identificado.
A identificação encontra-se no regulador, com dois dragões simétricos, as iniciais E e G sobrepostas e uma estrela de seis pontas. Na base do queimador temos gravado * 20´´´MATADORBRENNER *. O espalhador tem os dois dragões referidos, com a inicial da firma, e a seguinte gravação 20´´´MATADOR***. Estas marcas, grafismo e tipo de letra, variam ligeiramente nos exemplares que fomos encontrando (temos um na colecção infelizmente bastante danificado, por causa de um processo desastroso de electrificação).




O regulador devidamente marcado.




O espalhador com todas as identificações. O topo do chapéu é perfurado permitindo assim uma maior entrada de ar, pelo tubo central, para a modelação da chama.



O Matador Brenner foi aperfeiçoado pela conhecida manufactura berlinense Ehrich & Graetz, em 1895, tornando-se num dos queimadores mais populares na Europa, a seguir aos Kosmos. A gama era composta pelos tamanhos 15, 20 e 30, cada um com o seu espalhador específico.
As primeiras versões, pelo que nos foi dado a conhecer até agora, eram simples ou com chave elevatória lateral para acender. A estas inovações acrescentaram, anos mais tarde, um apagador com alavanca lateral.




Queimadores em produção pela Ehrich & Graetz em 1911, à esquerda temos o Salvator Brenner (só disponível em 16´´´) e à direita o Matador Brenner. Esta Ilustração foi retirada da obra Die Deutsche Lampe, publicada em 1911 e da autoria de Jacques Goldberg.



O candeeiro é tipicamente Jugendstil (Arte Nova em alemão) e muito possivelmente foi fabricado na Alemanha ou na Áustria. O período da sua manufactura situa-se em finais do século XIX até 1915.
As decorações, no reservatório e base, são compostas por quadrados com outros sobrepostos na diagonal, com círculos e semicírculos. Esta decoração modernista contrasta com a coluna, com motivos vegetalistas estilizados e círculos.
O reservatório desenrosca-se da coluna, permitindo assim uma manutenção mais eficaz.




Pormenor da coluna. Os baixos-relevos permitem aderência no seu manuseamento. A base está preenchida com areia, de forma a dar peso e conferindo estabilidade ao candeeiro.




Detalhe dos baixos-relevos do reservatório. Estas decorações são características do movimento Jugendstil. Este reservatório tem uma tampinha no topo, permitindo o seu enchimento, e tem capacidade para cerca de 1 litro de petróleo.




O queimador com a chave elevatória e o seu funcionamento.




Detalhes do mecanismo interno da chave elevatória, três perspectivas. A galeria levantada permite a aproximação de um fósforo ou isqueiro acesos, poupando o trabalho de remoção da chaminé e outros acessórios.




O candeeiro aceso com a chaminé especificamente desenhada para esta gama, acessível no mercado nacional e internacional. A chama modela-se elegantemente.




O espalhador permite que a chama se desenvolva para fora dos seus limites, pelas perfurações laterais e no topo.




O queimador Matador 20´´´com uma chaminé Agni 20´´´. Esta chaminé, como vimos em publicações anteriores, é especificamente desenhada para os queimadores Agni da Wild & Wessel. O seu uso neste queimador modela a chama de forma mais intensa, permitindo uma maior incidência de luz. O uso da chaminé Matador 20´´´em queimadores Agni “curiosamente” não resulta, a torcida gasta-se mais rapidamente e a chama não se desenvolve eficazmente.



Este exemplar não veio com qualquer galeria de apoio. Será que se perdeu ou nunca a teve!?
No campo das especulações podemos admitir que teria tido uma, ou um suporte, apoiado na chaminé para um abat-jour de papel ou tecido.
Na colecção temos uma galeria, para queimadores 20´´´, já fotografado e publicado em anteriores publicações, a qual usamos no queimador.




O candeeiro com uma galeria específica, com globo e chaminé, duas perspectivas.

4 comentários:

  1. É uma loucura admirar este exemplar. Ainda agora comecei a coleccionar candeeiros a petroleo e jé me apercebi que apesar dos 30 que tenho este vale por todos eles. obrigado pelo vosso trabalho

    ResponderEliminar
  2. É uma loucura admirar este exemplar. Ainda agora comecei a coleccionar candeeiros a petroleo e jé me apercebi que apesar dos 30 que tenho este vale por todos eles. obrigado pelo vosso trabalho

    ResponderEliminar
  3. Obrigado

    Coleccionar candeeiros antigos é um desafio. Ou temos sorte e está no estado original ou temos de repôr as peças em falta.

    Mais um vez obrigado e se tiver alguma dúvida conte-nos.

    ResponderEliminar
  4. Well this is definately the most beautiful all-brass lamp i have seen sofar! Not really that important, but isn't the square, straight overal design and the symetric figures more like art-deco rather then jugendstil?
    What kind of wick are you using in this burner? I have not been able to get my 20''' matador to work with any modern wick. They are way too thin and too tight woven, and not working at all. I have these problems with other burners as well, the only ones working properly are the ones still having an usable old wick in it. Thanks!

    ResponderEliminar