domingo, 7 de setembro de 2014

Stobwasser C. H. & Co. de Berlim, continuação



A famosa manufactura Stobwasser C. H. & Co. produziu durante a sua existência magníficos candeeiros. Não só fabricava o corpo do candeeiro como disponibilizou ao público uma variada gama de queimadores para petróleo.
O fascínio em torno desta manufactura prende-se com o bom gosto e sofisticação dos exemplares que foram encontrados e que hoje vos disponibilizamos uma ínfima parte, visto serem raros.




Elegante candeeiro opaline com montures em latão ou bronze (seis perspectivas). A qualidade da pintura é extraordinária, os tons complementam-se e realçam o fundo cor-de-rosa. Os perfis greco romanos, em tons cinza sobre o fundo dourado, contrastam com o azul da faixa e os motivos vegetalistas delicados. As montures em latão ou bronze conferem o toque de sofisticação neste belíssimo exemplar.
O queimador aparenta ser um Kosmos 14´´´marcado Stobwasser Berlin.


Ilustrações retiradas do Ebay.




A manufactura durante a sua existência desenvolveu os seus próprios queimadores. Temos como exemplo a gama Viktoria. A sua produção parece ser anterior a 1889 e são bastante raros no seu estado original.





Viktoria Brenner 16´´´com o seu espalhador específico (três perspectivas). A grelha para afixação da chaminé é elegante, contrastando com a simplicidade da grelha para a entrada de ar.

Ilustrações retiradas do seguinte link:





Viktoria Brenner 18´´´igualmente com o seu respectivo espalhador (quatro perspectivas). O espalhador neste tamanho difere substancialmente, em termos de design do anterior. No entanto a difusão da chama deve ser semelhante.

Ilustrações retiradas do seguinte link:




Outra gama bastante conhecida era a Prometheus Brenner, provavelmente em homenagem ao conhecido titã da mitologia grega. Os tamanhos disponíveis na viragem do século XX era o 15´´´e o 20´´´. A chaminé tem um design específico, igualmente utilizado em outros queimadores de outros fabricantes alemães, e raramente se encontram no mercado.




Prometheus Brenner 20´´´ sem chave elevatória e o seu espalhador específico (quatro perspectivas). As perfurações da entrada de ar na grelha complementam-se com as do suporte da chaminé, revelando um extremo bom gosto. Estes queimadores encontram-se geralmente em candeeiros de boa qualidade.

Ilustrações retiradas do seguinte link:





Prometheus Brenner 20´´´ com chave elevatória (très perspectivas). A adição desta chave é uma mais-valia num queimador a petróleo, poupa-se a maçada de retirar e colocar de novo a chaminé ou quebra-luz. A chave elevatória tem igualmente um papel decorativo, sendo a destes exemplares bastante atractiva.

Ilustrações retiradas do seguinte link:





Par de candeeiros em liga de estanho/antimónio com Prometheus Brenner e chaminés marcadas Casa Sol, na Rua da Assunção e dos Sapateiros em Lisboa. Este assombroso par pertence a uma colecção portuguesa mas, o fabricante da base dos candeeiros ainda é desconhecido.

Ilustração retirada do seguinte link:




Na próxima publicação iremos falar de um queimador ligeiramente parecido aos Prometheus. A chaminé é a mesma mas este tem uma curiosidade rara.

Sem comentários:

Enviar um comentário