quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Stobwasser C. H. & Co. de Berlim



Como o caro leitor decerto se recordará referi um candeeiro a petróleo, que esteve à venda conjuntamente com o par de Solar Lamps da Cornelius & Company, danificado. O reservatório interior, em vidro, está partido e na base há a falta de uma de três estatuetas.




O candeeiro a petróleo tem um queimador Kosmos 14´´´da famosa Wild & Wessel de Berlim, mas está irremediavelmente desvalorizado pelas falhas apontadas. Após uma análise na base descobriu-se um St gravado no metal e várias patentes, o que parece indicar outra famosa manufactura berlinense a Stobwasser C. H. & Co.




O candeeiro a petróleo atribuído à manufactura Stobwasser. As duas estatuetas femininas na base são diferentes entre si, o que parece indicar que a estatueta desaparecida também seria diferente. O reservatório tem móvitos vegetalistas em alto-relevo e é de uma elegância extrema. A qualidade da fundição é excelente, mas felizmente que foi vendido antes de ser adquirido por nós, visto o seu restauro ser extremamente dispendioso.




A Stobwasser, apelido de uma conhecida família prussiana, foi fundada em Brunswick em 1763 e dedicava-se à manufactura de artigos quotidianos e decorativos em laca. A elevada qualidade no fabrico atraiu a realeza (a manufactura obteve vários privilégios reais), a nobreza, a burguesia, o clero e as forças armadas alcançando um enorme sucesso comercial. O reconhecimento que obteve na Prússia estendeu-se por toda a Europa, nomeadamente as suas técnicas de pintura e miniaturas. A fama atingida despoletou o surgimento de outras manufacturas, de qualidade inferior, e em 1775 começaram a marcar as peças com St.
Nos anos de 1772 a 1773 abrem uma sucursal em Berlim e começam a produção de candeeiros.
O século XIX trouxe ainda mais fama a esta manufactura e abrem uma loja na Wilhelmstrass, em Berlim.







Trabalho em laca da manufactura Stobwasser C. H. & Co. datado de 1830.

Ilustração retirada do seguinte link:





Caixa de rapé em laca com o retrato de Ferdinand von Schill, datado da primeira metade do século XIX.

Ilustração retirada do seguinte link:


A produção de candeeiros atinge uma qualidade estilística e de fabrico inimitáveis, acompanhando as evoluções tecnológicas da iluminação.







Candeeiro tipo Modérateur da Stobwasser C. H. & Co. com porcelana da Königliche Porzellan-Manufaktur (duas perspectivas). Esta famosa fábrica de porcelanas foi fundada em 1763 pelo rei Frederico o Grande na cidade de Berlim. Ao longo da sua existência tem produzido excelentes peças de grande qualidade de fabrico e estilístico.



Ilustrações retiradas do seguinte site:








Na próxima publicação iremos abordar a produção dos queimadores a petróleo.

Sem comentários:

Enviar um comentário