quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Unicum Brenner da Max Kray & Co. de Berlim



Numa loja de antiguidades alentejana, ao vasculhar numa caixa cheia de queimadores em Abril deste ano, encontrei um queimador que sobressaía dos restantes. A maior parte são queimadores Kosmos, alguns bastante danificados, e alguns acessórios.
Este queimador tem diversas particularidades que o destacam. A base tem cortiça e as grelhas de ar apresentam um desenho invulgar. A forma maciça revela qualidade no fabrico. No regulador está impresso a palavra Berlin.
Na altura andávamos de volta da chaminé para o queimador Agni, por isso deixamos este queimador de parte.
O queimador ficou gravado na memória e no dia 26 de Julho, ao passarmos na loja decidimos adquiri-lo após uma luta aguerrida com o vendedor. Com o queimador veio uma anilha para ele e outra galeria, com 6,7cm de encaixe para globos ou tulipas de 8,5cm.
A sensação que tivemos foi de faltar algo, que se confirmou. A peça é o espalhador mas, o preço que pagamos pelas três peças foi recompensado.
O estado de conservação é bom e apenas o limpamos, tendo sido depois polido.
O queimador é uma peça rara, produzido de 1886 a 1895 muito possivelmente. Foi fabricado em Berlim por uma conceituada manufactura e vendido por outra. Esta confusão irá ser esclarecida a seu devido tempo.




As peças adquiridas. O queimador veio com uma galeria, que presumimos ser a original.




O queimador tem no regulador o nome da gama Unicum. As abreviaturas M K C indicam a manufactura Max Kray C.º, de Berlim.




O queimador atraiu-nos logo pela beleza das proporções (quatro perspectivas). As perfurações das entradas de ar são soberbas e o regulador é belíssimo.




O queimador sem a galeria (duas perspectivas).




O queimador com o globo adequado e com uma chaminé Agni 20´´´, apenas usada para demonstração.



Na próxima publicação iremos abordar as particularidades deste queimador, nomeadamente a patente e outro fabricante.

Sem comentários:

Enviar um comentário