domingo, 21 de setembro de 2014

Unicum Brenner da Max Kray & Co. de Berlim, continuação



A investigação em torno deste queimador foi um desafio. A ausência do espalhador e chaminé dificultaram um pouco mas, após conselhos de especialistas e consulta dos catálogos da época conseguiu-se os seguintes resultados:



- o queimador vinha com uma galeria para quebra-luz com 8,5cm de encaixe, o que indica que a chaminé tinha um design muito específico;



- a chaminé, por sugestão de Monsieur Ara Kebapcioglu (proprietário de http://lumiara.perso.neuf.fr/lumiara/ ), tem semelhanças com outros queimadores do mesmo género;



-  a torcida, após se ter cozido várias como ensaio, tem que ter 10cm de largura.



Estas conclusões foram fundamentadas na consulta dos catálogos e nos referidos testes.

Este queimador não surge na gama comercializada pela Max Kray & Co. Pelo nome Unicum, mas sim outro com o mesmo nome.




Queimadores comercializados pela Max Kray Co. de Berlim em 1911, no catálogo de 1893 a gama Unicum é a mesma aqui ilustrada. A gama era composta pelo tamanho 20 e 30. Na mesma página temos o queimador Regent, nos mesmos tamanhos, e o queimador Million, nos tamanhos 10, 14, 20 e 30.



O queimador não encaixa totalmente nesta gama, visto ter sido fabricado pela Schwintzer & Gräff. Na consulta dos catálogos ilustrados desta manufactura constatamos as conclusões acima apontadas.
O queimador que se aproxima mais é o Staats Brenner, disponível no tamanho 14, 16 e 20.




Queimadores e aquecedores comercializados pela Schwintzer & Gräff em 1911.



Nestas fontes conseguimos estabelecer o espalhador, a chaminé correcta e a largura da torcida. A chaminé tem que ter 6,5cm e um design especifico, muito semelhante com a indicada para a gama Prometheus Brenner, já analisada no seguinte link:





O queimador Staats Brenner 20´´´, com o apagador, a chave elevatória e a galeria específica para o quebra-luz. O espalhador é o indicado mas, a adição destes mecanismos, das perfurações e do design difere substancialmente do queimador que temos na colecção.



Ilustrações retiradas do seguinte link:








O mundo dos queimadores a petróleo é fascinante, sobretudo descobrir-se raridades e os acessórios adequados.

Sem comentários:

Enviar um comentário