domingo, 5 de outubro de 2014

Ilustrações em romances do início do século XX, continuação



Na continuação da análise da obra Amor d`um Anjo ou O Segredo da Morta ou Mysterios d`Alma apresentamos as restantes ilustrações.




Nesta ilustração temos um candeeiro a petróleo com o seu quebra-luz. As proporções entre as figuras humanas e mobiliário é de má qualidade mas, o contraste de luz e sombra foi bem conseguido.




Nesta ilustração temos um interior sofisticado, com dois candeeiros a petróleo. O que se encontra na mesinha, em primeiro plano, tem um vaporoso abat-jour em tecido. O candeeiro que se encontra na lareira tem o seu globo de vidro.




Candeeiro suspenso do tecto num interior doméstico humilde.




Nesta ilustração temos, em primeiro plano, um candeeiro a petróleo simples com o seu quebra-luz.




Novamente temos um interior burguês com um soberbo candeeiro de pé. O abat-jour em tecido é proporcional e esvoaçante, encostado a um canapé de forma a permitir uma boa incidência de luz.




Nesta cena a cómoda, que se encontra atrás dos personagens, tem um candeeiro a petróleo em forma de urna, com o seu globo em vidro.




Nesta cena de um almoço temos um centro de mesa e um candeeiro de tecto a gás. Os globos do candeeiro são em vidro.



Na próxima publicação iremos abordar os suportes para quebra-luzes, peças específicas e diversas, as quais permitem o uso de diferentes tipos de material e efeitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário