sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Restauro de candeeiros pertencentes ao meu bisavô, 2ª Etapa



O restauro de qualquer peça requer uma análise exaustiva ao seu estado e a ponderação de quais os caminhos para a sua reabilitação. Com a finalidade de trazer o candeeiro, o mais possível, ao seu estado original, procedeu-se à remoção de peças adulteradas, componentes eléctricos e ao restauro das restantes peças.

No restauro do composite oil lamp verificou-se que o reservatório, em vidro, se encontrava solto do suporte em latão. Numa segunda observação verificou-se que a anilha, onde o queimador enrosca, sofreu adulterações, entre elas a electrificação.

O primeiro passo foi libertar o reservatório da anilha e do suporte inferior.





Nesta publicação vamos seguir passo a passo a remoção do suporte em latão.

Para tal submergimos o reservatório em água, com detergente da louça, durante 24 horas. Com algum cuidado fomos rodando o suporte, até que o gesso se esfarelou e se separaram as peças.







O reservatório e o suporte em latão (três perspectivas) após terem saído da água. O passo seguinte foi retirar o gesso duro do interior do suporte em latão.




É neste suporte que se encontra a porca onde se enrosca o parafuso que vai unir todas as partes do candeeiro.



Agora é necessário voltar a colar o suporte ao reservatório. Para tal preenche-se com pasta de gesso o interior do suporte.










Para preparar a pasta de gesso basta juntar um pouco de água ao pó de gesso, de forma a fazer uma massa homogénea e consistente. Evitar que a pasta fique demasiado fluída.







Pressiona-se o suporte no espigão de vidro do reservatório.







Seguidamente removemos o excesso de gesso e deixamos secar.

O espigão do reservatório, que entra no suporte, tem uma saliência que facilita a fixação ao gesso.





Na próxima publicação iremos abordar o restauro da anilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário