terça-feira, 1 de agosto de 2017

Disco abastecedor de combustível




Num lote de peças variadas vinha esta que vos apresento. A peça é um disco biconvexo para abastecer de combustível um candeeiro. Não encontrei ainda documentação de época com a designação em português. Na Alemanha são denominados como Einfüllring (anel para abastecer); no Reino Unido é Tank filler rings e em França é Bague de remplissage.
São discos para encher o reservatório de um candeeiro com combustível. Desta forma escusam-se de retirar as peças em vidro e o queimador.
Estes discos podiam ser adquiridos para queimadores de dois tamanhos, o 10´´´ e o 14´´´. Ambos tinham o mesmo diâmetro de entrada e que é o 14´´´. Pelo menos foram estas as medidas que encontrei nos catálogos que tenho.
São discos especificamente indicados para queimadores com ou sem camisa incandescente. Estes podem ser para petróleo ou álcool, dependendo do modelo.
O disco para a sessão de fotografias tem um queimador Kosmos. Este será o tema da próxima publicação em Setembro. 





O disco abastecedor, quatro ilustrações.





O disco abastecedor com um queimador Kosmos, tamanho 16.




Candeeiro de pé alto, com mesa concêntrica, com um disco abastecedor e um queimador Matador, tamanho 20, da manufatura Ehrich & Graetz. Ilustrações retiradas da internet.




Página 54 do catálogo Petroleum-Lampen und Teile Kerzen-Leuchter do retalhista alemão Kretzschmar, Bösenberg & Co., Dresden, 1907.




Página 54 do catálogo da manufatura austríaca R. Ditmar para o mercado francófono, editado em 1909. O queimador é o Amor da manufatura alemã Hugo Schneider.

Sem comentários:

Enviar um comentário