segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Unicum Brenner da Max Kray & Co. de Berlim, continuação



O funcionamento deste queimador é bastante simples.
Tem um tubo central, onde se apoia o espalhador, e a entrada de ar é assegurada pelo tubo interior. O ar entra para este tubo através de um rasgo, pelas perfurações das grelhas exteriores e por outras perfurações na grelha onde assenta a chaminé.




O queimador visto de cima onde se pode observar a entrada da torcida e do ar. A galeria ou aranha para o globo tem um invulgar design, pouco comum neste tipo de acessórios. Esta peça coaduna-se harmoniosamente com o conjunto.




O tubo central sem a grelha principal (duas perspectivas). O regulador move uma roda dentada no seu interior, que por sua vez movimenta as duas rodas dentadas que movem a torcida.




A grelha exterior com as suas diversas perfurações (duas perspectivas). as perfurações exteriores têm um padrão elegante, enquanto as interiores são simples.



A grelha exterior deste queimador tem uma rosca com diâmetro superior ao normal. Num destes dias olhamos para ele e decidimos trocar as grelhas com o Kosmos Vulkan 18´´´na nossa colecção. As peças encaixam perfeitamente, apesar de serem de fabricantes diferentes mas, ambos sediados em Berlim.

Para saber mais sobre o Kosmos Vulkan clique no seguinte link:





As grelhas trocadas (duas perspectivas).



Este queimador está marcado Unicum da manufacutura Max Kray & Co. de Berlim mas, há certos detalhes que corroboram a sua correcta atribuição.




A marca no regulador que nos remete para a Max Kray & Co. De Berlim.




No tubo central encontramos a seguinte inscrição em baixo-relevo: PAT. Nº 36927. Esta patente foi atribuída a 18 de Fevereiro de 1886 a outra manufactura berlinense a Schwintzer & Gräff. No desenho técnico tem o desenho do espalhador e medidas, o que nos poderá ser bastante útil na sua reprodução.




Na base, com rodela de cortiça para uma melhor vedação, há no tubo central do queimador a letra S em baixo-relevo. Esta letra remete-nos para a referida Schwintzer & Gräff.



Numa extensa troca de emails, com vários especialistas europeus, chegou-se à conclusão que este queimador foi fabricado pela Schwintzer & Gräff para a Max Kray & Co.. Este procedimento era comum entre os diferentes fabricantes de queimadores a petróleo.
A sua produção deverá ter sido entre 1886 a 1893, visto este queimador não aparecer nos catálogos existentes de ambas as manufacturas.
A Schwintzer & Gräff fabricava nesta altura o Welt Brenner, que tem semelhanças flagrantes com este queimador.



Na próxima publicação iremos desvendar o tipo de espalhador e chaminé provavelmente usados neste queimador.

Sem comentários:

Enviar um comentário