Nas anteriores
publicações apresentei-vos vários suportes para abat-jour em cartão. Estes são para abat-jours cónicos e o diâmetro varia consoante o quebra-luz. A
variação de diâmetros depende da forma do quebra-luz, das proporções do motivo
ou motivos e de outros fatores.
Na mesma
época havia abat-jours em cartão
noutros formatos. Nomeadamente hexagonais e octogonais. Devido ao formato não
se encaixam nos suportes mencionados para os cónicos. Daí se terem aperfeiçoado
outro tipo de suportes com um design específico. Estes suporte têm uma, ou
mais, peças em metal unidas em formato circular. Por elas passa um arame que é
moldado em várias formas e afixado por presilhas. A modelação difere da função
que cada peça irá desempenhar, nomeadamente:
- as pontas
em diamante, saídas para fora do diâmetro da peça circular, servem para apoio
do abat-jour;
- as peças em
baixo, para o interior da peça circular, servem para pressionar o suporte à
chaminé;
- as que
estão para cima também servem para pressionar e manter o suporte fixo à
chaminé, além de facilitarem o deslizamento do suporte pela chaminé.
O suporte
que vos apresento é deste tipo e assaz curioso.
As peças
metálicas circulares têm no tardoz desenhos coloridos impressos. O que parece
indicar que foram aproveitadas de peças destinadas a brinquedos, caixas para
armazenamento ou para outro tipo de objetos. Os desenhos são de bancos, árvores
e outras representações. Uma das peças tem uma sequência numérica, as palavras Bois e letras que ficaram cortadas. O arame
passa por esta peça e é moldado, conforme foi dito anteriormente. Tem seis
pontas de diamante para fora e os restante seis para o interior, três em baixo
e três em cima.
Nos catálogos
franceses estes suportes eram designados como Universel. O que significa que o suporte pode ser usado com
variados formatos de abat-jour em
cartão. Nos restantes catálogos, alemães e austríacos, são designados respetivamente
como Papierschirmträger ou Papierschirmhalter (suporte para abat-jour de papel ou escudo para abat-jour de papel).
Confesso que
me sinto triste por não ter tido acesso a catálogos portugueses, para saber qual
era a designação que se atribuía por cá. Os catálogos para candeeiros em
português são raros, senão, diria eu, inexistentes. No decurso das minhas
investigações não encontrei nenhum ainda. Nos catálogos dos grandes armazéns, como
os de Lisboa e do Porto, há pouca referência a candeeiros. Resta aguardar que
apareçam um dia no mercado e que tenha acesso a eles.
O suporte
para abat-jour em cartão Universal.
O suporte afixado
na chaminé (formato Kosmos, tamanho
10 e pequena em altura).
As três peças
circulares com os desenhos impressos.
Página 27 do
catálogo da manufatura R. Ditmar para
o ano de 1897. O mesmo tipo de suporte em baixo e designado como Papierschirmhalter. Neste caso tem
hastes extras para se pendurarem no rebordo superior da chaminé.
Página 9 do
catálogo do fabricante e retalhista húngaro Magyar
para o ano de 1905. O suporte é designado como Papierschirmträger. Nesta página também há abat-jours em seda e rendas, em papel e refletor.
Página 8 do
catálogo do fabricante parisiense Turc
& Javillier, sem data. O suporte é designado como Universel. Nesta página há vários abat-jours em cartão, variados suportes para quebra-luzes,
estruturas em arame para serem forradas a tecido e peças para candeeiros
elétricos.
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