quarta-feira, 15 de julho de 2020

Candeeiro Wild & Wessel 1766

A história deste candeeiro começou na pandemia e estava à venda num site online. Bastou-me um relance para compreender que era da Wild & Wessel de Berlim.

O tempo passou e no passado mês de junho contactei o vendedor e adquiri-o.

O candeeiro é o modelo 1766 de autor desconhecido. Deverá ter sido criado no período de 1870 a 1880 e é exemplificativo do ecletismo empregue pela fábrica. Foi produzido em zinco e tinha uma camada exterior acobreada.

Assenta em três pés com volutas laterais e com rebordos contracurvados. Das volutas partem linhas curvilíneas que definem uma moldura que encerra uma folha de acanto. Envolvendo esta há folhagens estilizadas e simétricas que formam uma cartela. Ladeando estas pendem grinaldas de frutos. O centro eleva-se e há nas três faces folhagens estilizadas ao gosto renascentista.

O nó do candeeiro tem três cabochões em cartelas e entre eles grinaldas de frutos.

A base da copa tem início num anel perolado encimado por outro. Deste pendem folhagens no sentido ascendente. Sobre este há uma secção com gomos verticais intercalados por molduras. Esta solução é recorrente nos modelos da Wild & Wessel, como por exemplo no 1409, no 1746, no 1849 e no 2007, entre muitos outros. Além de ser decorativa e de realçar o nó do candeeiro, serve para equilibrar as proporções da copa que camufla o reservatório amovível.

A copa tem na superfície arredondada três faunos, ladeados por volutas e por folhagens simétricas. A disposição destes motivos está alinhada em eixo com todos os outros descritos anteriormente. São estas particularidades que tornam os candeeiros da Wild & Wessel apelativos e de uma qualidade intemporal.

A tampa tem um rebordo com um motivo repetitivo. Encerra seis cabochões emoldurados e ladeados por volutas simétricas entre si. Uma vez mais, em consonância com todos os elementos anteriores.

O modelo 1766 é inspirado em motivos renascentistas e alude à natureza. Expressa nos motivos vegetalistas, nos frutos e nos faunos. A forma como os pés e os rebordos se desenvolvem tornam-no harmonioso e eleva todo o conjunto estético. Tornando-o extremamente apelativo para candeeiro de mesa.

Outra particularidade é o jogo entre as superfícies decoradas e as lisas. Realçando e conferindo equilíbrio entre as diferentes secções do candeeiro.

A camada original acobreada desapareceu quase toda, mas sobraram uns resquícios nos gomos da base da copa, nesta e na tampa. Por isso, decidi pintar de castanho a superfície para realçar os tons acobreados e o queimador em latão polido.

O queimador é um Kosmos Solar 14’’’ com suporte para abat-jour. Os quais, são difíceis de encontrar em bom estado e tendem a danificar-se com o uso.

O candeeiro tem 29,5cm de altura e 20cm de diâmetro, sem queimador, quebra-luz e chaminé.

Este candeeiro da Wild & Wessel é um dos meus preferidos e logo depois adquiri o modelo 2007 que está em restauro.

Seguem as fotografias do candeeiro.




O candeeiro após ter sido restaurado.




A base do candeeiro e os seus pormenores.




O nó do candeeiro.




A base onde assenta a copa.




A copa do candeeiro.




As peças separadas e a tampa do reservatório amovível.




O queimador Kosmos Solar 14'''.




O candeeiro no dia em que foi adquirido.




O candeeiro com o modelo 2007 antes de ter sido intervencionado.

Sem comentários:

Enviar um comentário