domingo, 9 de agosto de 2020

Candeeiro da Hinks modelo 2952 com queimador Duplex da Messengers

Desde o início da coleção que quis ter um queimador com chave elevatória da Messengers. O desenho da pega lateral e a forma como eleva a galeria, para se acender, são as características singulares deste queimador e que não se encontram em mais nenhum.

A oportunidade de adquirir um surgiu de forma inesperada. Estava eu numa feira e com pressa para adquirir flores. Estas são vendidas por uma senhora e com um preço bastante acessível. Por isso, se vendem depressa e é preciso chegar rápido. No trajeto reparei de relance na banca de um dos vendedores e a quem regularmente adquiro peças. Vi um candeeiro que me prendeu logo a atenção e tomei a decisão de o ver melhor depois das flores. Na banca a senhora já tinha vendido todos os molhos e pensei: mais vale um pássaro na mão do que dois a voar. Assim fiz, e voltei para a banca onde estava o candeeiro. O vendedor como sabe que gosto deste género de artigos fez-me um preço irrecusável e fiquei com o candeeiro. Fiz uma fotografia e enviei para um amigo meu colecionador. Disse-me que se tratava de um modelo da Hinks e que vinha em dois catálogos: o de 1900 e o de 1901.

O candeeiro é um telescopic lamp ou table extension lamp devido à função: o tubo central eleva-se a uma determinada altura e é preso. Esta funcionalidade foi desenvolvida neste modelo para ser usado em secretárias ou em mesas de sala. Controlando, assim, a intensidade de luz numa determinada superfície ou sobre algo que se esteja a fazer. Este modelo é o n.º 2952, foi criado em data incerta e fabricado pela Hinks. Também comercializavam o modelo n.º 2966 com a mesma funcionalidade e materiais, mas com desenho diferente.

O modelo n.º 2952 tem uma base redonda, com rebordos curvilíneos, preta em faiança. Não ostenta marcas, mas já observei noutros exemplares a menção à Hinks e nenhuma à fábrica que a produziu. No entanto, desconhece-se, ainda, se a Hinks fabricou peças em cerâmica ou a quem as encomendava.

O tom preto brilhante contrasta com o dourado do latão das restantes peças. A primeira tem formato cónico, com as superfícies em curva, e com ornatos ao gosto gótico, enfatizando assim o carácter britânico do candeeiro. Nesta peça assenta o tubo central e onde no seu interior se move o tubo elevatório. O tubo central é unido à base em faiança por um parafuso e anilha. O tubo elevatório desenrosca-se do reservatório e entra no central pela base. Tem um amortecedor em cortiça, para evitar uma descida abrupta do reservatório, mas com o tempo mirrou. Estas características construtivas revelam o pragmatismo e a inteligência na conceção destas peças.

O reservatório é em vidro e com o rebordo exterior facetado. O seu formato tem semelhanças com outros reservatórios fabricados pela francesa Baccarat (que também fornecia a Hinks) e com a alemã Wild & Wessel.

O candeeiro aparece no catálogo de 1900, página 35, e no de 1901, página 31, da Hinks com um queimador Duplex. Tem um suporte específico para abat-jours indicados para secretária e para leitura. Podia ser adquirido em latão polido ou com um tom bronzeado. A base em faiança é referida como sendo em porcelana, mas trata-se de um truque publicitário para incutir ao consumidor a compra do artigo. A mesma funcionalidade foi empregue nos candeeiros fabricados pela Young’s e que eram comercializados com suportes para abat-jours de tecido.

Neste exemplar foi colocado uma anilha e um queimador da Messengers. As duas fábricas eram sedeadas na cidade de Birmingham e tem-se vindo a provar que a Hinks fornecia a Messengers com várias peças. No entanto, este mesmo modelo já apareceu no mercado internacional com queimadores alemães.

O queimador é o Duplex e tem um sistema elevatório único. A pega lateral está soldada ao sistema interno e que fica preso na base interior do queimador. Tem dois braços elevados e onde assentam os dois cilindros movediços da galeria. Ao deslocarmos este sistema os braços fazem movimentar os cilindros e elevam a galeria. Assim podemos acender as duas torcidas e baixar a galeria, sem necessidade de remover a chaminé ou o quebra-luz. O sistema dos apagadores tem semelhanças com o da Hinks e o da Evered. A base tem uma rodela de cortiça para vedar melhor o queimador com a anilha, encarecendo-o assim. Os botões dos reguladores das torcidas são marcados com o N.º 2.

A recuperação deste candeeiro foi tarefa fácil e só foram polidas as peças em latão.

No futuro espero vir a encontrar um suporte para abat-jour e como vem indicado nos catálogos consultados para esta publicação.

Seguem as fotografias do candeeiro e uma do catálogo de 1900.


O candeeiro com o reservatório na altura mínima e máxima.


A base, a coluna e o travão do cilindro interior.


O reservatório com o queimador.

 


O queimador com a galeria pousada e elevada.

 


Os botões do queimador e a anilha de baioneta com as marcas da Messengers.


O queimador desmontado e o encaixe do sistema elevatório.

 

A base em faiança com o parafuso central que une todas peças em eixo.

 

As peças desmontadas do candeeiro.

 

O amortecedor em cortiça e no tubo que o camufla.

 

O modelo 2952 no catálogo da Hinks, provavelmente do ano 1900 na página 35, com um suporte para abat-jour.

2 comentários: