Na construção da coleção foram sendo adquiridos globos para candeeiros modérateur e do tipo Carcel, mas nunca foram usados porque a recuperação de alguns candeeiros tem sido morosa.
No outro dia decidi usar cinco globos em candeeiros para petróleo para saber qual o efeito sobre os ornatos e a forma como difundem a luz.
O globo com dragões da Baccarat tem o interior fosco para difundir a luz e suavizar a chama para não ofuscar a vista. Os dragões e os ornatos laterais como que adquirem vida e tornam-se quase tridimensionais por serem gravados e pintados em dourado.
O segundo globo também tem o interior fosco e parras e cachos de uvas gravados no seu perímetro, os quais aninam a composição e por serem gravados adquirem uma tonalidade branca e contrastante com o interior.
O terceiro tem folhas e flores e o mesmo efeito que o anterior.
O quarto é totalmente fosco e difunde a luz como os três anteriores.
O globo com os motivos greco-romanos é o oposto e a superfície exterior é fosca e os motivos, possivelmente moldados, têm superfícies desfocadas. O que esta dualidade permite é a difusão suave da luz e contrastar os motivos que adquirem uma tonalidade cinzenta; permitindo assim uma leitura visual das faces nos medalhões e dos ornatos de inspiração classicista.
Seguem as fotografias dos globos nos candeeiros para petróleo acesos.
O globo com dragões da Baccarat.
O globo com parras e cachos de uvas.
O globo com folhas e flores.
O globo totalmente fosco.
O globo com os motivos greco-romanos.
Comprei recentemente um candeeiro a petróleo em latão e por acaso reparei que tem a indicação Kosmos Brenner. Pesquisei online e vim aqui ter. Fiquei maravilhada com a informação que o Sr. tem no blog e com os belos exemplares que partilha. Gostaria de lhe mostrar o que comprei, caso esteja interessado em vê-lo, claro está. Cumprimentos. Margarida
ResponderEliminarBoa tarde
EliminarTerei muito gosto em ver o candeeiro.
Cumprimentos,
António
Boa noite,
Eliminartentei enviar uma fotografia via notificações do email, mas creio que por lá não a poderá receber. Por aqui também não é possível fazê-lo.
Tente enviar-me para o email: antoniofranciscocotafevereiro@gmail.com
ResponderEliminarAssim farei. Obrigada.
ResponderEliminarMargarida