Na
semana passada conseguimos licitar um candeeiro a petróleo, com um magnífico e
intacto Matador Brenner 20´´´da Ehrich & Graetz de Berlim. Foi uma
oportunidade única, visto este queimador aparecer regularmente no mercado,
incompleto ou electrificado. Este exemplar tem o espalhador original, assim
como uma chave elevatória para o acender, sem a necessidade de remover chaminé.
O
candeeiro no dia em que foi adquirido.
O
candeeiro no dia a seguir, limpo e polido.
O
restauro deste exemplar, se assim se pode chamar, passou pela limpeza e polimento
do latão. O queimador, com todos os seus mecanismos, está felizmente intacto e
identificado.
A
identificação encontra-se no regulador, com dois dragões simétricos, as
iniciais E e G sobrepostas e uma estrela de seis pontas. Na base do queimador
temos gravado * 20´´´MATADORBRENNER *.
O espalhador tem os dois dragões referidos, com a inicial da firma, e a
seguinte gravação 20´´´MATADOR***.
Estas marcas, grafismo e tipo de letra, variam ligeiramente nos exemplares que
fomos encontrando (temos um na colecção infelizmente bastante danificado, por
causa de um processo desastroso de electrificação).
O
regulador devidamente marcado.
O
espalhador com todas as identificações. O topo do chapéu é perfurado permitindo
assim uma maior entrada de ar, pelo tubo central, para a modelação da chama.
O Matador Brenner foi aperfeiçoado pela
conhecida manufactura berlinense Ehrich
& Graetz, em 1895, tornando-se num dos queimadores mais populares na
Europa, a seguir aos Kosmos. A gama
era composta pelos tamanhos 15, 20 e 30, cada um com o seu espalhador
específico.
As
primeiras versões, pelo que nos foi dado a conhecer até agora, eram simples ou
com chave elevatória lateral para acender. A estas inovações acrescentaram,
anos mais tarde, um apagador com alavanca lateral.
Queimadores
em produção pela Ehrich & Graetz em
1911, à esquerda temos o Salvator Brenner
(só disponível em 16´´´) e à direita o Matador
Brenner. Esta Ilustração foi retirada da obra Die Deutsche Lampe, publicada em 1911 e da autoria de Jacques
Goldberg.
O
candeeiro é tipicamente Jugendstil (Arte
Nova em alemão) e muito possivelmente foi fabricado na Alemanha ou na Áustria.
O período da sua manufactura situa-se em finais do século XIX até 1915.
As
decorações, no reservatório e base, são compostas por quadrados com outros
sobrepostos na diagonal, com círculos e semicírculos. Esta decoração modernista
contrasta com a coluna, com motivos vegetalistas estilizados e círculos.
O
reservatório desenrosca-se da coluna, permitindo assim uma manutenção mais
eficaz.
Pormenor
da coluna. Os baixos-relevos permitem aderência no seu manuseamento. A base
está preenchida com areia, de forma a dar peso e conferindo estabilidade ao
candeeiro.
Detalhe
dos baixos-relevos do reservatório. Estas decorações são características do
movimento Jugendstil. Este
reservatório tem uma tampinha no topo, permitindo o seu enchimento, e tem
capacidade para cerca de 1 litro de petróleo.
O
queimador com a chave elevatória e o seu funcionamento.
Detalhes
do mecanismo interno da chave elevatória, três perspectivas. A galeria
levantada permite a aproximação de um fósforo ou isqueiro acesos, poupando o
trabalho de remoção da chaminé e outros acessórios.
O
candeeiro aceso com a chaminé especificamente desenhada para esta gama,
acessível no mercado nacional e internacional. A chama modela-se elegantemente.
O
espalhador permite que a chama se desenvolva para fora dos seus limites, pelas
perfurações laterais e no topo.
O
queimador Matador 20´´´com uma
chaminé Agni 20´´´. Esta chaminé,
como vimos em publicações anteriores, é especificamente desenhada para os
queimadores Agni da Wild & Wessel. O seu uso neste
queimador modela a chama de forma mais intensa, permitindo uma maior incidência
de luz. O uso da chaminé Matador 20´´´em
queimadores Agni “curiosamente” não
resulta, a torcida gasta-se mais rapidamente e a chama não se desenvolve
eficazmente.
Este
exemplar não veio com qualquer galeria de apoio. Será que se perdeu ou nunca a
teve!?
No
campo das especulações podemos admitir que teria tido uma, ou um suporte,
apoiado na chaminé para um abat-jour
de papel ou tecido.
Na
colecção temos uma galeria, para queimadores 20´´´, já fotografado e publicado
em anteriores publicações, a qual usamos no queimador.
O
candeeiro com uma galeria específica, com globo e chaminé, duas perspectivas.
É uma loucura admirar este exemplar. Ainda agora comecei a coleccionar candeeiros a petroleo e jé me apercebi que apesar dos 30 que tenho este vale por todos eles. obrigado pelo vosso trabalho
ResponderEliminarÉ uma loucura admirar este exemplar. Ainda agora comecei a coleccionar candeeiros a petroleo e jé me apercebi que apesar dos 30 que tenho este vale por todos eles. obrigado pelo vosso trabalho
ResponderEliminarObrigado
ResponderEliminarColeccionar candeeiros antigos é um desafio. Ou temos sorte e está no estado original ou temos de repôr as peças em falta.
Mais um vez obrigado e se tiver alguma dúvida conte-nos.
Well this is definately the most beautiful all-brass lamp i have seen sofar! Not really that important, but isn't the square, straight overal design and the symetric figures more like art-deco rather then jugendstil?
ResponderEliminarWhat kind of wick are you using in this burner? I have not been able to get my 20''' matador to work with any modern wick. They are way too thin and too tight woven, and not working at all. I have these problems with other burners as well, the only ones working properly are the ones still having an usable old wick in it. Thanks!