No
outro dia ao polirmos os queimadores, não podemos deixar de reparar nas diferentes
estilizações das perfurações. As entradas de ar variam no recorte, assim como
as grelhas de apoio às chaminés.
As
perfurações são ricamente desenhadas com motivos apelativos e eclécticos. Esta
inspiração terá vindo em concordância com a arquitectura e artes decorativas.
Os
estilos eclécticos surgem em finais do século XVIII, numa época em que a arquitectura
de inspiração greco-romana dominava, e gradualmente surge pela Europa.
Strawberry Hill House em Twickenham, construção iniciada em
1749 segundo desenho do proprietário Horatio Walpole, 4º Conde de Orford.
Ilustração
retirada do seguinte link:
Os
eclectismos, ou revivalismos, inspiram-se nos desenhos arquitectónicos de
séculos anteriores e vão ter um papel preponderante em cada país. A sua
influência estende-se à arquitectura, cerâmica, tecidos e outros objectos.
O
neo-gótico teve um papel determinante em países como o Reino Unido e a Alemanha,
entre outros. Em Portugal há poucos exemplares e encontram-se espalhados pelo
continente e ilhas.
Mosaicos
hidráulicos segundo desenho de Augustus Welby Pugin, por volta de 1850,
fabricados pela famosa manufactura MINTON
& C.º (em cima).
Prato
raso, da mesma manufactura, desenhado por Pugin e padrão Gothic 8655 e datado de 1850 (em baixo).
Ilustrações
retirada dos seguintes links:
Schloss Babelsberg em Potsdam, construção iniciada em
1833 e onde participaram os arquitectos Karl Friedrich Schinkel, Ludwig Persius
e Johann Heinrich Strack. Na Alemanha o neo-gótico teve um papel importante,
nomeadamente no trabalho desenvolvido pelo grande arquitecto Karl Friedrich
Schinkel.
Ilustração
retirada do seguinte link:
O
interior acompanha o desenho arquitectónico, como neste alçado datado de 1834
da autoria de Karl Friedrich Schinkel, para a sala de jantar no Schloss Babelsberg.
Ilustração
retirada do seguinte link:
Friedrichswerdersche Kirche em Berlim. Esta construção, cujo
projecto é da autoria de Karl Friedrich Schinkel, começou a ser construída em
1824 a 1831 e foi a primeira igreja neo-gótica da cidade.
Ilustração
retirada de:
Em
Portugal os eclectismos tiveram um papel de destaque na classe dirigente, a
qual mandou construir as suas residências nos principais núcleos urbanos e
zonas de veraneio.
Palacete
Ernest Laurent Empis, projecto do arquitecto António do Couto de Abreu datado
de 1906 e demolido em 1954. O edifício teve o Prémio Valmor de 1907. Fotografia da autoria de Paulo Guedes.
Ilustração
retirada do site de pesquisa da Câmara Municipal de Lisboa.
Chalet
João Martins de Barros em São João do Estoril, projecto do arquitecto italiano
Cesare Ianz. O edifício ficou concluído em 1895 e foi inspirado nos castelos
italianos medievais. Fotografia da autoria de Garcia Nunes.
Ilustração
retirada do site de pesquisa da Câmara Municipal de Lisboa.
O
neo-árabe teve um papel mais preponderante em Portugal e Espanha, entre outros,
devido à herança cultural de séculos anteriores.
Palacete
Ribeiro da Cunha, em Lisboa, no Príncipe Real, ao centro. O palacete foi
construído em 1877 segundo desenho de Carlos Afonso. Fotografia da autoria de Francesco
Rocchini.
Ilustração
retirada do site de pesquisa da Câmara Municipal de Lisboa.
Em
Portugal o revivalismo que mais se identificou com a identidade nacional foi o
neo-manuelino e o neo-românico. A fonte de inspiração, para o neo-manuelino,
foram os edifícios construídos durante o reinado do Rei Dom Manuel I. O desenho
arquitectónico e espacial tem influências do gótico praticado noutros países
europeus, ao qual adicionaram referências marítimas e de carácter nacional.
Janelão
da Igreja da Madre de Deus, em Xabregas, mandado construir em 1509 pela Rainha
Dona Leonor, mulher do Rei D. João II. As influências góticas são visíveis no
seu desenho arquitectónico.
Nas
obras de ampliação e remodelação do Convento de São Jerónimo, em Sintra a
partir de 1839, por interveniência do Rei consorte Dom Fernando II (alemão e
casado com a Rainha Dona Maria II) é um dos melhores exemplares arquitectónicos
do neo-manuelino. O edifício transformou-se no actual Palácio da Pena e no seu
desenho arquitectónico participou o Rei, João Henriques, Wilhelm Ludwig von
Eschwege (Baron Von Eschwege) e Wenceslau Cifka, entre outros.
Palácio
da Pena, vista geral, com neve. Fotografia da autoria de António Passaporte.
Ilustração
retirada do site de pesquisa da Câmara Municipal de Lisboa.
Estes
revivalismos, como temos visto, influenciaram o design dos queimadores a petróleo. A manufactura berlinense Wild & Wessel é exemplo
paradigmático.
As
entradas de ar nos queimadores Kosmos
e Kosmos Vulkan, são compostas por um
padrão inspirado em motivos góticos. A grelha de suporte das chaminés com as
suas copas e ouros são de uma elegância extrema.
Kosmos 14´´´e Kosmos
Vulkan 18´´´já publicados da Wild & Wessel.
O queimador
Agni tem outras estilizações. A
grelha de suporte da chaminé assemelha-se com as janelas góticas. As
perfurações, para a entrada de ar, são alongadas e singulares.
Agni Brenner 20´´´com chave elevatória e espalhador,
duas perspectivas. Este queimador encontra-se presentemente a ser restaurado.
Duplex Burner da inglesa Evered & C.º em banho de prata. A chave elevatória é claramente
inspirada em motivos góticos.
Kosmos Brenner 14´´´da manufactura alemã Hugo Schneider. As entradas de ar, alongadas
e de aspecto sóbrio, contrastam com as perfurações de gosto medieval da grelha
de suporte da chaminé. Outro ponto singular é o corpo ser abaulado para dentro,
o que é raro entre o mundo dos queimadores.
O design destes queimadores acompanhou a evolução
estilística que ocorreu. A manufactura berlinense Ehrich & Graetz lança em 1895 o seu grande sucesso comercial: Matador Brenner.
Matador Brenner 20´´´com chave elevatória e espalhador. A
grelha é de um simplicidade eficaz, perfurações alongadas e paralelas. O
suporte da chaminé tem elegantes curvaturas que acompanham o restante design do queimador.
A
evolução extraordinária dos queimadores para petróleo não tem fim. As inovações
na obtenção de maior incidência de luz acompanham os motivos decorativos,
diferenciando cada nova linha pelo seu design.
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