Este
candeeiro tem estado posto de parte do blog,
por diversas razões.
A base
metálica ainda não tinha sido restaurada e não tem um globo apropriado mas,
antes vou-vos contar como adquiri este candeeiro.
Desde
miúdo que convivi com este tipo de candeeiros nos Açores, em casa de familiares
e amigos. Não sabia muito deles e um dia ao pesquisar na internet, em 2012, à
procura de um reservatório de vidro encontrei este candeeiro. Estava bastante
incompleto e não tinha o globo. Fiquei imediatamente rendido à cor, às flores e
à proporção. O preço era um pouco alto para o estado em que estava e regateei.
Passado um ano o dono baixou o preço e mandei-o vir dos Estados Unidos da
América, dando início ao seu restauro.
O
primeiro passo foi desmontar todas as peças e limpá-las adequadamente.
A base
metálica tinha vestígios de uma camada metálica em cobre. Estava um pouco
ferrugenta e passei ligeiramente uma lixa para remover o excesso.
As peças
em cobre e latão foram polidas.
A peça
em vidro foi lavada com um esfregão suave, detergente e água quente.
Das
peças anotei o seguinte:
- a base
tem PL & B C.º e 942 em baixos caracteres;
- no
regulador da torcida tem 4 33 93
gravado lateralmente;
- no
topo da galeria tem gravado PAT. APR: 11.
93.
No fim
montei as peças todas, tirei fotografias e pus-me à procura de informação na
internet.
Após os
inquéritos apurados constatou-se que a peça em vidro foi fabricada pela Consolidated Lamp and Glass Company, por
volta de 1900. As peças metálicas pela Pittsburgh
Lamp, Brass & Glass Company. Na altura disseram-me que a fornecedora da
manufactura de vidros referida era a Plume
& Atwood Manufacturing Company.
Confuso…
Não
fiquei convencido e entretanto mandei vir da América um suporte para o
quebra-luz e o espalhador adequado. Em 2014 visitei pela primeira vez os
Estados Unidos e comprei em Buffalo as chaminés apropriadas. Neste ano decidi mandar
restaurar a base.
Fui
buscá-la esta semana e ficou impecável. Estava desejoso de a ver novamente
conjugada com as restantes peças.
O
candeeiro ficou logo outro, com as peças a brilharem e quase no estado
original.
Os tons
acobreados conjugam-se com os tons de rosa, de branco, de amarelo, de vermelho
e de cinza. Estes coadunam-se admiravelmente com as peças em latão no topo.
A peça
em vidro tem várias tonalidades de rosa e as composições florais têm um fundo
cinza. Estas foram obtidas por decalque e realçadas com pintura manual.
Este
corpo em vidro camufla o balde metálico interior, que é perfurado na base e por
onde passa o parafuso interno. Desta forma o ar circula no interior através da
base, também com aberturas. Estas peças são todas unidas pelo parafuso referido,
apertado com uma porca. No balde coloca-se um reservatório amovível em latão,
com um queimador corrente de ar central
(central draft). Quer dizer que o
queimador tem um tubo central, destapado nas duas extremidades, por onde passa
o ar. Este ao passar é filtrado pelo espalhador amovível, aumentando desta
forma a intensidade da chama, gerando mais luz. A galeria gira em espiral, de
forma a ser levantada para se poder acender o candeeiro, sem retirarmos o
quebra-luz e a chaminé.
O globo
original deste candeeiro condizia com a base, tinha os mesmos tons e as composições
florais são ligeiramente diferentes.
Depois
de limpo e restaurado fiz novas fotografias para um grupo do Facebook, dedicado à iluminação antiga. O
que começou por ser uma partilha tornou-se um ponto de viragem para novas
informações.
A base
metálica, o parafuso, o balde interior, a peça em vidro e o anel em latão
superior foram fabricados pela Pittsburgh
Lamp, Brass & Glass Company, exceto o reservatório. Este é da Plume & Atwood Manufacturing Company
e originalmente não pertencia a este candeeiro. Não sabemos o porquê e quando
da substituição do reservatório original pelo presente.
O
reservatório original apropriado tem um queimador Success, amplamente utilizado pela manufactura. O problema que
surge, com o passar dos anos, é as paredes exteriores do reservatório apresentarem
aberturas verticais, o que os torna impraticáveis para conter o combustível.
Este problema deve-se à utilização de um latão de fraca qualidade.
Depois
de todos estes inquéritos voltei quase à estaca zero.
Terei
agora de procurar um reservatório com um queimador Success, uma chaminé e um globo original.
A manufactura
Pittsburgh Lamp, Brass & Glass
Company foi fundada em 1901 e encerrou em 1926 mas, a sua história fica
para outra publicação.
Estes
candeeiros são característicos do fin de
siècle americano. São decorativos, elegantes e absolutamente decadentes.
O candeeiro
com a chaminé adequada para o queimador.
O corpo
principal do candeeiro, várias perspetivas.
A base
metálica, pormenores.
A face
principal com a composição floral (peónias?).
O
interior da base metálica e o balde interno, por onde circula o ar interior
para o tubo central do queimador. A rodela de cortiça foi cortada por mim, para
não danificar a camada metálica em cobre.
A galeria
do queimador pode ser elevada se a rodarmos para a esquerda, para acendermos o
candeeiro.
O reservatório
amovível.
O tubo
central do queimador, com uma mola que controla a circulação de ar.
O candeeiro
aceso.
Dois candeeiros
com as mesmas composições florais. O primeiro tem os mesmos tons e fundo rosa. O
segundo tem outros tons e fundo verde. As imagens foram retiradas da internet.
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