quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bradley & Hubbard Manufacturing Company, tipos de candeeiros



Na publicação anterior não tivemos tempo de expor alguns tipos de candeeiros da Bradley & Hubbard Manufacturing Company, cujo design é quite essential american.

A gama de candeeiros para diferentes tipos de uso, tamanho, função, design, qualidade/preço é tão vasta que a fez numa das maiores fornecedoras deste artigo doméstico.
O diferente uso de materiais, num só candeeiro, comprova o engenho e a capacidade de agradar a um vasto público, segredo esse que é essencial em qualquer ramo de negócio de larga escala.
No dia 15 de Maio do corrente ano, como se recordam, publicamos as fotografias de um gracioso candeeiro de suspensão, ou de tecto, Bradley & Hubbard Manufacturing Company com queimador Rayo. Numa extensa pesquisa que fizemos pela internet encontrámos vários candeeiros com os componentes do nosso, embora com ligeiras diferenças estilísticas e queimadores muito semelhantes entre si. Esta constatação comprova a vasta capacidade de fundição da companhia e de conjugação de várias peças estilisticamente diferentes entre si, embora com o mesmo sistema de encaixe.



Candeeiro de suspensão, ou de tecto, com queimador Rayo e o que mais se aproxima ao nosso exemplar, cinco perspectivas.



Candeeiro de tecto, mas desta vez com central draught burner, quatro perspectivas. Imagens retiradas do site:




O mesmo tipo de candeeiro, desta vez com queimador Queen Anne, quatro perspectivas.



Novamente o mesmo tipo de candeeiro, com queimador Queen Anne, duas perspectivas.



Terminamos com outro do mesmo género, igualmente com o mesmo tipo de queimador.



Nestes candeeiros de suspensão compara-se a versatilidade das diferentes peças quando conjugadas. Os elementos em vidro eram geralmente encomendados a outras fábricas, cuja qualidade técnica e estilísticas é de grande qualidade. O seu exagero oitocentista é característico da época, fazendo destes exemplares autênticas peças de adorno e extremamente funcionais.



Candeeiro de mesa com central draught burner, tipicamente Bradley & Hubbard Manufacturing Company, quatro perspectivas. A qualidade da fundição e estilização dos motivos decorativos comprova a grande qualidade técnica empregue. As peças são unidas por um parafuso interior.



Candeeiro de mesa com queimador Kosmos fabricado pela Bradley & Hubbard Manufacturing Company, quatro perspectivas. O martelar do metal, os diferentes tons de metais empregues e o design, inspirado em motivos orientais, deste candeeiro são notáveis.



Pormenor do invólucro exterior de um reservatório, cujos baixos-relevos são extraordinários.



Piano lamp em liga metálica com patine e patentes de 1894 a 1896, quatro perspectivas. Este tipo de candeeiros eram usados ao lado de um piano, canapé ou para fumeur. Originalmente tinha um abat-jour de seda ou tecido, conforme se pode ver pelos pequenos orifícios na galeria, (ilustração de baixo).



Grandioso candeeiro a gás de tecto, ao gosto oriental e da Arte Nova. Este exemplar é extraordinário na conjugação de cerâmica decorada a cloisonné e bronze, revelando um extremo bom gosto, três perspectivas. Estas ilustrações foram retiradas do seguinte site:




Candeeiro de mesa com queimador Queen Anne, três perspectivas.




Candeeiro de mesa sem queimador, mas com a mesma base que o anterior, ambas marcadas, cinco perspectivas.



Estes dois últimos candeeiros em inglês têm a denominação de composite oil lamp, visto serem compostos por diferentes tipos de peças e materiais. São extraordinários na sua capacidade de conjugação dos diferentes tipos de material e de motivos estilizados, cores e técnicas de pintura. Estiveram em produção de 1880 a 1900 e foram bastante populares nos Estados Unidos da América e curiosamente no arquipélago dos Açores.

Na próxima publicação espero avançar com a história de um candeeiro americano deste tipo, o qual veio dos Açores e teve um acidente bastante atribulado mas com final feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário